Considero pousar ou decolar no Aeroporto Santos Dumont um dos pontos altos de qualquer viagem ao Rio de Janeiro. A vista une atrativos emblemáticos da Cidade Maravilhosa: Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara. Nada pode ser comparado a esses minutos do voo. Por isso, sempre reservo meu assento na janela do lado direito do avião e torço para estar um dia de céu limpo para aproveitar um dos muitos pontos positivos de usar o primeiro aeroporto completamente civil do Brasil.
Um pouco de história
O Aeroporto Santos Dumont foi inaugurado oficialmente em novembro de 1936, quando o Rio de Janeiro era a capital do Brasil ainda. Sua localização estratégica no Aterro do Flamengo – onde antes de aterrar pousavam hidroaviões – foi uma ótima decisão. Além da vista linda no pouso e na decolagem, o viajante sai do avião e está bem no meio da cidade, a poucos minutos dos bairros mais emblemáticos da Zona Sul, como Botafogo e Copacabana.
A atual área de desembarque foi o primeiro prédio do aeroporto, uma verdadeira vitrine da arquitetura moderna brasileira. Um dos lugares que mais gosto no Aeroporto Santos Dumont é uma parte com parede de vidro com vista para a Baía de Guanabara e pista cercada de 2 paineis do artista plástico Cadmo Fausto: Aviação Moderna e do outro o Primórdios da Aviação.
Desde a inauguração, o Aeroporto Santos Dumont teve várias ampliações e modernizações. Chegou a sofrer um incêndio em 1988 o qual danificou, entre outras coisas, os painéis, restaurados no ano seguinte.
A maior modernização aconteceu em 2007, quando a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou o terminal de passageiros atual e pistas reformadas. Em 2015, foi inaugurado o Bossa Nova Mall, um shopping integrado ao aeroporto que aumentou bastante a oferta de alimentação e compras na região.
Estrutura do Aeroporto Santos Dumont
Ao desembarcarmos no Aeroporto Santos Dumont estamos no antigo terminal. Por lá, existem as locadoras de carro também. Seguindo para o lado esquerdo de quem desembarcou fica o terminal de passageiros com três pisos e o acesso ao shopping.
No terminal de embarque de passageiros, no térreo, estão os balcões de check-in das companhias aéreas. No piso de cima, há diversas lojas, restaurantes, algumas salas VIP e o embarque. Nesse andar também tem conexão para o Bossa Nova Mall, assim como no térreo.
No último piso existem mais opções de alimentação e um espaço que permite ver a pista de pousos e decolagens. Mesmo que não vá embarcar dá para ficar no local observando os aviões.
Gosto muito da área de embarque do Aeroporto Santos Dumont. Após passarmos pelo controle de raio-X no primeiro piso, acessamos o corredor de embarque, que mais parece uma cápsula com vidros por todos os lados, que, além da boa iluminação e design arrojado, permite ver muito bem a pista.
O Aeroporto Santos Dumont tem 8 pontes de embarque. Se o seu portão for do 9 ao 14, o embarque será remoto e precisa descer um piso. Ou seja, você terá que ir de ônibus até o avião.
Capacidade e voos
O Aeroporto Santos Dumont tem capacidade para atender até 15 milhões de passageiros por ano. Ele atua abaixo do limite atualmente porque o Governo Federal impôs regras para que os voos fossem distribuídos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, também na cidade. Com isso, o fluxo diminuiu no Santos Dumont.
A média diária de voos em 2024 foi de 160 voos regulares entre pousos e decolagens. Atende os seguintes destinos: São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Seguro (BA), Campinas (SP), Confins/Belo Horizonte (MG), Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Curitiba (PR). Eles são operados pelas companhias aéreas Gol, LATAM, Azul e Azul Conecta.
Tem uma rota clássica que é a mais significativa para o aeroporto: a Ponte Aérea Rio-São Paulo, criada em 1959. Os voos entre o Santos Dumont e Congonhas são numerosos, duram menos de uma hora e movimentam milhares de passageiros todos os dias.
Como chegar ao Aeroporto Santos Dumont
A localização do Aeroporto Santos Dumont é bastante estratégica. São apenas 10 quilômetros até Copacabana, 13 quilômetros até o Leblon e apenas 4 para o Píer Mauá, de onde saem os cruzeiros marítimos.
Carros por aplicativo – No Rio de Janeiro é muito comum usar Uber e 99. O local para embarque fica em um espaço específico no Bossa Nova Mall. Quem desembarca precisa apenas ir para o lado esquerdo e seguir as indicações para achar o ponto de embarque nos carros de aplicativo.
Táxi – Quem desembarca no Santo Dumont tem táxi disponível logo após passar pelas esteiras de bagagem. Existem cooperativas cadastradas pelo aeroporto que fazer o serviço de táxi comum e o táxi especial, tabelado.
VLT – O Veículo Leve Sobre Trilhos tem uma estação a poucos passos do desembarque do aeroporto que é ponto final de duas linhas, a 1 e a 3. Na Linha 1, sentido Terminal Gentileza, dá para ir para lugares como a Cinelândia, o terminal de cruzeiros (estação Parada dos Navios), Museu do Amanhã e rodoviária. É a maneira mais barata de sair do aeroporto e ainda tem conexão com estações de metrô.
Fico mais confiante de usar essa opção quando estou em grupo porque, por mais que a estação seja bem próxima do aeroporto, não me sinto muito segura. Usei com amigos algumas vezes e dessa maneira foi tranquilo. Importante saber que o VLT funciona todos os dias das 5h00 às 23h00.
Para pagar o VLT o mais fácil para turistas é baixar o aplicativo Já É, fazer uma conta e cadastrar uma forma de pagamento. Os bondes não têm cobrador e é preciso validar seu bilhete virtual nos totens dentro do veículo. Existem fiscais e, caso o passageiro seja pego sem bilhete há uma multa. Cada pessoa precisa ter seu próprio meio de pagamento.
Salas VIP e comodidades
O aeroporto Santos Dumont tem cinco salas VIP. Elas estão localizadas tanto dentro como fora do embarque, ou seja, há várias opções.
Bradesco Lounge – A sala VIP para clientes dos cartões Bradesco fica antes do controle de raio-x no primeiro andar do Terminal de Passageiros. Ela tem capacidade para até 46 pessoas. Oferece espaço para trabalhar, alimentos e bebidas. Funciona todos os dias das 05h30 às 22h30.
Coworking BRB – Um espaço focado em quem vai trabalhar, mas com alimentos, bebidas e banheiro. O buffet é bem enxuto. Tem estações de trabalho coletivas e individuais, além de salas para reunião. Também no primeiro andar antes do embarque, fica aberta todos os dias das 06h00 às 22h00.
3 salas Advantage Lounge – São 3 salas VIP no Aeroporto Santos Dumont do mesmo grupo. Na área pública, ou seja, antes de embarque, são duas. A menor delas fica no primeiro piso, perto do McDonalds. A capacidade é de 50 pessoas, oferece buffet com seleção de salgados, espumante, cerveja, refrigerantes, café e chuveiro. Aberta todos dos dias das 05h30 às 22h00.
A maior sala do Advantage fica entre o térreo e o subsolo. São 600m² com diversas opções de assentos, capacidade para 200 pessoas, decoração que homenageia o Rio de Janeiro, alimentos e bebidas e até um pequeno guarda-volumes com foco nos frequentadores do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto dos EUA em frente.
Dentro do embarque, o Advantage VIP Lounge fica próximo à Polícia Federal. Era bem pequena, passou por reforma recente e ganhou segundo andar com bar e cafeteria. No primeiro piso está o buffet de alimentos e mais bebidas. Aberta todos os dias das 04h30 às 22h00.
Bluma – Um verdadeiro spa dentro do aeroporto. Localizado na área de embarque, perto do portão 8, oferece serviços como escova, lavagem e secagem de cabelos, massagem e unhas. Cada serviço tem um valor e quem é cliente de cartões com parcerias com Priority Pass tem uma cota para gastar no local. Para isso, precisa verificar o acordo e disponibilidade de uso com seu banco.
Serviços e hotel no Aeroporto Santos Dumont
O Aeroporto Santos Dumont oferece, ainda, mais algumas comodidades para os passageiros, é o caso do wi-fi gratuito por, pelo menos, uma hora. Outro serviço disponível é o guarda-volume Malex. Fica na área externa do embarque, na calçada mesmo, e comporta até malas médias.
Quem procura um hotel, existe um acesso direto via Bossa Nova Mall para o Prodigy Santos Dumont. Oferece academia e piscina de borda infinita, que, aliás, acho bem charmosa. Para mim, outro ponto alto é o café da manhã a partir das 4h00 para hóspedes. Quem não tiver hospedado nele também pode fazer essa refeição por lá, só que a partir das 7h00.
Este artigo encomendado pelo KAYAK é apresentado como está, apenas para fins informativos gerais, e pode não estar atualizado. As opiniões contidas no artigo são originais do(a) autor(a) e refletem sua experiência autêntica, que pode variar significativamente da experiência de outras pessoas.